domingo, 28 de outubro de 2018

Um ano de Oxalá

Passou um ano desde o lançamento do Oxalá, com a editora maravilha Do Lado Esquerdo. Deixo-vos um poema desse livro.


#35 A propósito de ervas daninhas


“to recognize others fully as persons requires a conception of oneself as identical with a particular, impersonally specifiable inhabitant of the world, among others of a similar nature”

Thomas Nagel, The Possibility of Altruism


   

Quero poder dizer de mim o que posso dizer de ti
Por exemplo
as minhas mãos estão prontas a mondar os canteiros
da casa grande
como as tuas mãos estão prontas a mondar os canteiros 
da casa grande
Entre as minhas e as tuas mãos não há 
_________________________________________________a propósito de ervas daninhas
qualquer distinção

Mesmo nomeando
todas as diferenças entre as nossas mãos
elas continuarão a mondar 
as ervas daninhas para 
da terra fazer surgir
a perfumada lúcia-lima

E assim posso dizer de mim o que posso dizer de ti
Outro exemplo
as minhas mãos a preparar as folhas
a colocá-las de lado secando
e as tuas mãos também tendo isso feito
colocando a chaleira ao lume a levantar fervura

Não há diferença entre as nossas mãos
que colocam no bule a água e na água as folhas
da perfumada lúcia-lima

Vejo-te como és porque 
deixo de olhar-te
desde mim e olho-te 
como as ervas daninhas 
e a lúcia-lima
nos olham.



Sem comentários:

Enviar um comentário