sexta-feira, 1 de junho de 2007

Eucanaã Ferraz (e um pouco de imprensa económica)

A secção Weekend do Jornal de Negócios é um lugar improvável. Contra as subidas e descidas da bolsa, as oportunidades de negócios, os números e as tabelas, ele vai contribuindo com alguns dos melhores textos sobre arte, cultura, filosofia. Não me refiro apenas às, quase sempre belissímas, entrevistas de Anabela Mota Ribeiro. Veja-se o exemplo de hoje: Maria Terese Horta entrevista Eucanãa Ferraz.

Não me lembro de algum jornal generalista, o DN ou Público, onde não me surpreenderia de o encontrar, ter entrevistado Eucanãa (se estiver enganado por favor disponham do e-mail). Porém, eis aqui uma excepcional escritora portuguesa a entrevistar um excepcional poeta brasileiro.

Não surpreende que aí encontremos Ferraz a explicar que teve uma leitura, que para mim foi quase uma doença: "Os Passos em Volta" de Herberto Helder" ou que gostaria de chegar a esse micro-rigor do Carlos de Oliveira.

É bom quando alguém que apreciamos pela escrita se revela cúmplice das mesmas partilhas, percursos e paragens. E, no entanto, há mais, muito mais nesta entrevista.

A lembrar que deixei aqui, em 2004, um poema de Eucanãa.

Sem comentários:

Enviar um comentário