quinta-feira, 4 de dezembro de 2003

"só que depois descobri que o próprio Nietzsche sofria de uma cena incrível: Nietzsche critica Eurípides por ele ser, no fundo, uma espécie de porta-voz de Sócrates. - portanto, o artista em prol do filosofo. Quando o gajo diz que foi por isso que a tragédia se suicidou naturalmente, podes perceber a verdade desta frase, certo? e a beleza? Mesmo que não concordes, right? ok, logo vi. Só que.... Nietzsche tenta influenciar Wagner da mesmíssima maneira. Além de que de Sócrates só temos o personagem. De quem? De Platão. E agora diz-me se isto não parece uma charada esquizofrénica."



H. M.



A charada esquizofrénica





Claro. Mas neste ponto não poderemos dizer que é na verdade Heraclito que inspira Nietzsche? É a sua voz oculta.



E mais. Não é afinal Eurípides, que leva a tragédia ao suicídio assistido por Sócrates, o grande revelador de Diónisos, através das sua Bacantes, que Nietzsche cita? Sou forçado a concluir que sim. Assumindo, pois, que o deus e o filósofo inspiradores de Nietzsche são afinal servidores do Logos, que o próprio alemão combate em nome de um Caos-Cosmos que perpetuamente devem.



A charada não é tanto esquizofrénica quanto comédia de enganos que é. Harlequins e Columbinas digladiadas em mentes cindidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário